Nossas indústrias, independente do produto que fabricam, utilizam algum tipo de combustível, seja ele: Energia Elétrica, Gás Natural, GLP, Lenha, Carvão Mineral/Vegetal, Óleo Diesel, Óleo Estireno e tantos outros. Os empresários através de suas gerências operacionais buscam otimizar o uso de combustível, com objetivo de minimizar custos de produção e evitar danos ao meio ambiente. Porém observamos e nos deparamos com empresas que não mensuram os gastos elevados com a perda de calor em suas queimas, face a má qualidade e a não especificação devida de produtos que revestem seus fornos, secadores, tubulações, etc. A perda de calor não é mensurável a olho nu, pois o calor se perde na atmosfera, deixando de contribuir na eficiência do produto ora queimado.
A utilização de produto adequado como Tijolo Refratário Denso, Tijolo Isolante, Manta, Fibra, Argamassa, Concreto, etc, juntamente a uma estrutura de comando e controladores de queima, são produtos e elementos que certamente darão boa condução e rendimento aos produtos.
Em Cerâmica Vermelha, um forno jamais terá custo eficiente se não apresentar boa condução de queima. Esta condução é obtida, tendo, Tijolos Refratários Denso bem compactados, características físicas e químicas adequada a temperatura e ciclo de queima.
Plantas de Telhas e Tijolos aparentes, devido ao universo de concorrentes existentes, necessitam ter volume de produção elevada (economia de escala) e custo ajustado, para serem competitivos e sobreviver num mercado cada vez mais concorrido. Esta competitividade apresenta como principais variáveis uma queima eficiente e econômica, aliada a vida útil de seu forno. Esta eficiência está diretamente relacionada ao Refratário utilizado no revestimento de seu forno.
O mesmo cuidado se deve ter para fornos da Cerâmica Branca, Fornos de Tratamento Térmico, Fornalhas e etc. Estes fornos devem ser revestidos com Tijolos e Placas Isolantes com boa Condutibilidade Térmica, boa Resistência mecânica e propriedades químicas adequadas, como teor de Alumina (AL2O3), além de baixo teor de ferro (Fe2O3).
Certamente, utilizando tijolos adequados de procedência comprovada, o custo com combustível não será um gargalo no processo produtivo e sua empresa será mais competitiva.
O mercado industrial, está cada dia mais dinâmico e versátil, pois num mercado globalizado não há espaço para desperdício nem processos ineficientes e ultrapassado.
Desta forma, senhor empresário, procure dentre seus fornecedores de produtos condutores e isoladores de temperatura, empresas confiáveis e não um produto mais barato, pois a estigma de o barato sai caro” é relevante e decisivo para a sobrevivência de seu negócio.

Fonte: Dpto. Produção

Artigos relacionados